No início deste ano, a Prodemge entregou à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) a nova versão do Diário Escolar Digital, denominada DED+. Esse sistema passou por uma significativa atualização, apresentando melhorias essenciais no registro de chamadas, no planejamento e no acompanhamento do desempenho dos estudantes.

O modelo foi desenvolvido com base na metodologia ágil e contou, em todas as etapas do processo, com a participação de professores. O gerente de Sistemas Educacionais e Pedagógicos da Prodemge, Felipe Roncalli, destacou que essa colaboração direta dos professores foi fundamental para o sucesso do projeto: “A participação dos professores no processo foi uma vantagem no desenvolvimento do DED+, porque desde o início do nosso trabalho, eles foram ouvidos e todas as melhorias foram pré-testadas”, comenta.

O assessor-chefe de Inovação da SEE/MG e coordenador do projeto DED+, Magno Torquette, detalhou que, em Minas Gerais, existem cerca de 130 mil professores. Do total de aulas já lançadas pelos professores, 85% foram pelo DED+, o que indica que os professores estão preferindo a nova ferramenta ao invés da antiga. “O sistema está muito mais eficaz e os professores ainda estão contribuindo, por meio de um formulário eletrônico, com as percepções das novas funcionalidades”, destaca. Segundo ele, o DED+ está em constante evolução para que novas atualizações sejam efetivadas.

A professora Telma Martins, da Escola Estadual Caetano Azeredo, em Belo Horizonte, é uma das docentes que participaram ativamente do processo de desenvolvimento do novo sistema. Ela elogiou as melhorias, destacando que o DED+ está mais simples e fácil de usar, o que antes era um desafio devido à complexidade da versão anterior. “Eu tenho 16 turmas, do 6º ao 9º ano, além das do ensino médio. Por isso, o Diário Escolar Digital era incompatível com o meu tempo em sala de aula. Para eu chegar em uma turma, por exemplo, era necessário dar até nove cliques e eu sempre reclamava com o diretor que ou eu usava o sistema ou dava aula. Agora, está bem mais simples”, contou Telma.

Mais fácil de usar

Para as melhorias implementadas no DED+, cerca de dez professores participaram do processo de escuta do usuário, incluindo etapas de testes e usabilidade. Felipe Roncalli explicou que um dos problemas do antigo sistema é que a arquitetura estava defasada e ultrapassada. “O DED+ foi construído com tecnologias emergentes. Utilizamos tudo o que há de mais moderno no mercado e isso nos traz mais flexibilidade”.

Como o uso massivo do sistema era por meio de celulares, outra melhoria implementada foi a construção de um portal responsivo e, atualmente, os dois sistemas (DED e DED+) estão em utilização para que não se percam informações.

Funcionalidade

Assim que os professores acessam o DED+, eles encontram uma lista de suas turmas, facilitando a localização e gerenciamento das atividades. Após selecionar a turma, o sistema apresenta o relatório geral da sala, contendo listagem dos estudantes, notas e faltas, podendo filtrar por bimestre ou pelo consolidado anual. Na mesma tela, com apenas um clique, o docente terá acesso à novidade da “Chamada do Dia”, registro de frequência do dia corrente.

Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma listagem categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.

Service Desk

Precisou de algum suporte ou informação? Entre em contato com o Service Desk da Prodemge. Atendimento 24 horas, 7 dias na semana, por e-mail ou telefone.

Veja se sua dúvida é solucionada por meio da sessão Dúvidas Frequentes.

Dúvidas Frequentes

banner SDM web